O que é?
É um método de trabalho que requer a participação de cada membro de um grupo.
É um trabalho de conjunto, dividido planificado e organizado de comum acordo.
Deve ser orientado para a Resolução de um Problema considerado importante e real por cada um dos participantes para permitir novas aprendizagens e ser estudado ou resolvido tendo em consideração a sociedade em que as pessoas vivem.
Para que é?
Para desenvolver competências sociais, tais como a comunicação, trabalho em equipa, gestão de conflitos, tomada de decisões e avaliação de processos;
Para ligar a teoria à prática;
Para aprender fazendo;
Para fazer uma “interdisciplinariedade” ;
Para aprender a resolver problemas, partindo das soluções e recursos exisentes,
Para promover aprendizagens e desenvolver as “multiplicadas” capacidades dos elementos do grupo.
Para quem?
Para quem gosta de se deixar surpreender pelos alunos;
Para quem acha que é possível conseguir melhor;
Para quem gosta de se divertir a trabalhar;
Para quem tem prática de animação de grupos.
Qual o objectivo?
O objectivo do Trabalho de Projecto é transformar um problema em projecto e concretizá-lo.
Ao fazer de um problema um projecto existe:
A possibilidade de obter várias repostas
A implicação dos actores
A procura de uma intencionalidade e de um “sentido das práticas”
O Trabalho de Projecto é, portanto:
Uma metodologia “investigativa” centrada na resolução de problemas pressupostos pedagógicos do projecto: Está centrado na pessoa, Numa perspectiva construtiva de “aprendiz”, em que o animador assume um papel de menor ou maior intervenção, Envolve trabalho “cooperativo”. Organização em grupo, os elementos aprendem a dividir tarefas e a coordenar esforços na tentativa de resolução de um problema
De onde veio esta ideia?
Séc.:XV – projecto surge ligado à arquitectura. Séc. XVIII - projecto surge associado ao projecto social. Séc::XIX e XX – projecto associado à “intencionalidade,” o ser humano projecta-se m direcção às suas possibilidades
”Em oposição às sociedades tradicionais, a nossa cultura tecnológica fala cada vez mais de projectos (…) através das numerosas mudanças das quais somos testemunhas e ,por vezes, actores, sentimo-nos arrastados por um tempo perspectivo e a melhor maneira de se adaptar a esse tempo é antecipar, prever o futuro.” Boutinet, 1999
Nasce como: movimento de educação progressista associado ao pensamento de Jonh Dewey (1859-1952).
“Um projecto é uma actividade intencional. Pressupõe um objectivo que dá unidade e sentido ás várias acções e está associado a um produto final.” (Kilpatrick, 1918)
Porquê o projecto agora?
A metodologia do Trabalho de Projecto dada a nova inserção social favorece não só as aprendizagens mas também a cooperação, a responsabilidade e a participação na vida social desencadeia um processo de dinamização e interacção de diferentes domínios de actividades: intelectual, criadora, afectiva, comunicativa… Faz com que cada um dos elementos intervenientes aprenda a encontrar o seu lugar no real e ser responsável por algo, gerindo o tempo e os recursos que dispõe.
O projecto de intervenção poderá considerar:
1. A fundamentação do problema;
2. A Justificação da sua pertinência;
3. A definição das metas a atingir;
4. A metodologia e estratégias de intervenção;
5. As repercussões esperadas do Projecto;
6. O Balanço/Avaliação do Projecto.
Fases do Trabalho de Projecto
1. Escolha do Problema
2. Formulação dos problemas parcelares
3. Preparação e planeamento do trabalho (planificação do processo)
4. Trabalho de campo (formulação de grupos de trabalho)
5. Pontos de situação (pesquisa e recolha de informação)
6. Tratamento das informações recolhidas e preparação do relatório e da apresentação (produção)
7. Apresentação dos trabalhos
8. Balanço/ Avaliação
Fase 8: Avaliação
Nesta fase teremos de tentar responder à pergunta: O que conseguimos?
“Avaliação significa examinar o grau de adequação entre um conjunto de informações e um conjunto de critérios adequados, a um objectivo fixado para tomar uma decisão.” (De Ketelle; Damas, 1985)
A avaliação é um processo de reflexão que permite explicar e avaliar os resultados das acções realizadas. A avaliação permite-nos reconhecer os erros e os sucessos da nossa prática, a fim de conseguir aqueles no futuro.
Segundo Trilla (2004): devemos programar a gestão de todo o processo de avaliação. A avaliação requer uma organização e recursos específicos e sobretudo um sistema, integrado dentro do conjunto do projecto. Desta maneira a avaliação é mais um factor de gestão global da intervenção…
A avaliação não deve ser o fim em si mesmo, mas um meio para melhorar sistematicamente o processo sociocultural e para se fazer um uso adequado dos recursos disponíveis, materiais e pessoas e para alterar se necessário o decorrer da acção.
A avaliação a realizar deverá ter em conta tanto o produto final como o processo percorrido para alcançar esse produto.
Realiza-se a auto-avaliação individual e de grupo através de uma atitude crítica fase aos resultados alcançados. É importante também a avaliação regular do trabalho desenvolvido e do próprio processo; A avaliação deve ser partilhada.
Avaliar para quê?
-certificar – classificar – balanço – destacar – diagnosticar – orientar – hierarquizar – seleccionar - predizer
No processo de avaliação devemos ter em conta :
Técnicas e instrumentos: observação; entrevista e inquéritos; sociometria; testagem
Recursos: materiais humanos
Critérios: adequados ao sistema; ao conteúdo; ao objectivo; às modalidades de avaliação.
Quem avalia?
Vários agentes o podem fazer: o animador; os administradores; os responsáveis pelos diferentes órgãos; a associação…
Fala-se da: Auto-avaliação, Avaliação externa, Avaliação interna, Avaliação mista
O que avaliar?
Qual deve ser o objectivo da avaliação. O objectivo pode ser encontrado de entre uma multiplicidade de aspectos. O objecto está contido em diferentes níveis de decisão:
oNível do(s) interveniente(s)
o Nível do animador
o Nível do projecto
o Nível da instituição
Como se avalia?
Sobre os meios, processos e técnicas de avaliação, existem várias formas de atenção e captação de dados, desde o questionário ao registo de vídeo, passando pela entrevista, testes pedagógicos, fichas de observação, medições, etc.
Quando se avalia?
Diz respeito à inserção avaliativa no processo sócio social. Visualmente refere-se avaliação individual, avaliação final e avaliação de processo, seja contínua ou pontual, como os momentos de avaliação.
Para que se avalia?
Está constantemente relacionado com as funções de avaliação, admite-se que as decisões avaliativas cumprem quatro funções fundamentais:
Função diagnóstica
Função prognóstica
Função formativa
Função sumativa
Avaliar é estimular, apreciar, calcular o valor de uma coisa. Neste sentido avaliar é uma actividade humana constante, já que a todo o momento temos de recolher informações do meio, valorizar essas informações e decidir em conformidade. Trata-se de um mecanismo básico de processamento de informações por parte do ser humano. (Rosado e Calaço; 2002)
Que tem como princípios básicos: A promoção da igualdade de direitos; a promoção do sucesso; a continuidade; a correcção; acompreensão; promoção da participação de todos os envolvidos; definição dos processos.