A Guerra do Fogo - ( La Guerre Du Feu, França/ Canadá, 1981)
SINOPSE
O filme passa-se nos tempos pré-históricos, em torno da descoberta do fogo. A tribo Ulam vive em torno de uma fonte natural de fogo. Quando este fogo se extingue, três membros saem em busca de uma nova chama. Depois de vários dias andando e enfrentando animais pré-históricos, eles encontram a tribo Ivakas, que descobriu como fazer fogo. Para que o segredo seja revelado, eles seqüestram uma mulher Ivaka. A crueldade e o rude conhecimento de ambas as tribos vão sendo revelados. O filme foi elogiado por criar ambiente e personagens convincentes, por meio da maquiagem (premiada com Oscar) e da linguagem primitiva (criada por Desmond Morris e Anthony Burgess).
Ficha Técnica:
FILME: “A Guerra do Fogo”
INTERPRETAÇÃO: Everett McGill, Ron Perlman, Nicholas Kadi, Rae Dawn Chong
REALIZAÇÃO: Jean-Jacques Annaud /1981
ARGUMENTO: Gérard Brach segundo um romance de J.H. Rosny Sr.
PRODUÇÃO: Véra Belmont, Jacques Dorfmann, Denis Héroux, John Kemeny
FOTOGRAFIA: Claude Agostini
DURAÇÃO: 125 minutos
Grelha de Observação e Análise de Sequências Fílmicas
Considere as sequências de imagens como… uma linguagem; um produto histórico e um veículo de comunicação;
Análise Globalizante
Exposição das Ideias principais
O filme guerra do fogo retrata o alvorecer da Humanidade. Retrata ainda, a evolução da espécie humana, com vários grupos de hominídeos (recolectores, canibais), estes apresentavam habilidades usos e costumes diferentes, e diferentes formas de simbolizar e expressar sensações, (cultura de cada grupo ou comunidade). Evidencia que o fogo assegurava a sobrevivência da espécie humana. Outra questão relevante que está presente na narração é a descoberta do amor. Narra a história de um personagem que passa de um estado de relações de dominância a um estado de relações emocionais.
Apresentação dos aspectos positivos / negativos
Aspectos positivos: a simplicidade com que é tratado um tema tão complexo; a vertente educativa da narração histórica das nossas origens.
Aspectos negativos: um pouco monótono, alguma imagem capaz de ferir susceptibilidades; (canibais).
Pertinência pedagógica
Perante a vigorosa narrativa identificamos, como somos seres dotados de grande capacidade de adaptação ao meio ambiente (somos animais hábitos). O filme desenha a reconstituição da pré-história, tendo como fulcro a descoberta do fogo.
Palavras-chave
Pré – História, Humanidade, Fogo, Sobrevivência, Cultura, Linguagem, Amor, Reprodução.
Análise Concentrada
Descrição do contexto e das situações/ reconstrução da temática (história)
O filme retrata um período da pré-história de dois grupos de hominídeos. O primeiro, apresenta-se muito primata (macacos) comunicam-se através de gestos e grunhidos, é pouco evoluído e acha que o fogo é algo sobrenatural por não dominarem ainda a técnica de produzi-lo; o outro grupo é mais evoluído tem uma comunicação e hábitos mais complexos, como a habilidade de fazer o fogo. Esses dois grupos entram em contacto, quando o fogo da primeira tribo é apagado, numa luta com uma tribo hominídeos mais primitivos, que disputam pela posse do fogo e do território. Três membros do primeiro grupo são destacados então para uma jornada para trazer uma nova chama acesa para a tribo. Durante o percurso, deparam -se com um grupo de canibais, e resgatam uma mulher que estes mantinham prisioneira, pertença de uma tribo mais evoluída. Esta mulher traz novos ensinamentos aos três hominídeos, como a técnica de produção do fogo, através da fricção. No encontro com a tribo da mulher resgatada, estes hominídeos percebem que há um modo diferente de viver; descobrem as diferentes formas de linguagem, o sorriso, a construções de cabanas, pintura corporais, o uso de novas ferramentas, e mesmo um modo diferente de reprodução, que passa de um estado de relações de dominância a um estado de relações emocionais.
Auto-avaliação O filme”A Guerra do Fogo” é um filme de grande conteúdo, está bem concebido, representa um marco importante na recriação ficcional dos tempos pré-históricos.