A Biblioteca Municipal é um serviço público de natureza informativa, cultural e educativa da Câmara Municipal de Valongo, na dependência directa do Departamento da Cultura Turismo e Património Histórico, Divisão do Património Histórico e Bibliotecas e Turismo.
Está situada na cidade de Valongo, Avenida do Conhecimento, na nova centralidade, a 1 km do centro da cidade e dispõe de um autocarro a assegurar gratuitamente o percurso a todos os interessados.
Inaugurada a 17 de Junho de 2005 , é fruto da candidatura ao ministério da Cultura – Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas.
Biblioteca Municipal de Valongo
É um espaço criado de raiz, com uma área bruta de 2013,5 m², num terreno e edifício propriedade da Câmara Municipal, é um espaço de cultura, lazer, ocupação dos tempos livres, bem equipada, com um motor de informação livre e responsável por uma vasta amálgama de actividades de extensão cultural.
É considerada pela CCDRN como um dos melhores equipamentos do país e pelo corpo da Faculdade Engenharia da Universidade do Porto como um “edifício inteligente”.
A Biblioteca Municipal é complementada pelos diferentes Pólos de Leitura:
Pólo de Leitura de Alfena
Instalado no Centro Cultural de Alfena, que dispõe de uma área de exposições, auditório, um pequeno bar e o Pólo de Leitura com secção infanto-juvenil e secção adultos. O mobiliário é confortável, de cores vivas e atractivas, e o espólio bibliográfico, é constituído por vários temas, abrangendo as áreas do conhecimento humano, existindo livros, álbuns ilustrados, contos, jornais e cassetes de vídeos e CD’s.
- Pólo de Leitura de Campo
Inserido no Centro Cultural de Campo e Museu de Lousa, é um espaço criado de raiz, moderno, desde Outubro de 2001. Dispõe de uma área de exposições, sala de reuniões, auditório interior e exterior, Museu da Lousa, um pequeno Bar e Pólo de Leitura com secção para crianças e outra para adultos. O mobiliário é confortável, de cores vivas e atractivas, e o espólio bibliográfico é constituído por vários temas, abrangendo as áreas do conhecimento humano, existindo livros, álbuns ilustrados, contos, jornais e cassetes de vídeos e CD’s.
Pólo de Leitura de Sobrado
Inserido no Centro Cultural de Sobrado, é um espaço moderno, criado de raiz e com muita luz. Aberto ao público desde Julho de 2001. Dispõe de uma área de exposições, auditório, sala de reuniões e o Pólo de Leitura com secção infanto-juvenil e secção adultos.
- Pólo Nova Vila Beatriz
Este espaço nobre da cidade de Ermesinde foi totalmente remodelado em 2005 sem, no entanto, perder as características. Este espaço contempla no piso 0, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental, que é composto por uma sala de multiusos (sala da lareira) para cerca de 30 pessoas, onde se realiza conferências, debates e acções de formação, ateliês de sensibilização ambiental, e algumas actividades promovidas pela Biblioteca Municipal, como o “Fanta-sábados”, “Hora do Conto”, entre outras actividades.
No piso 1, o Pólo de Leitura da Nova Vila Beatriz, este espaço contempla uma secção infanto-juvenil e outra de adultos, com oportunidade de leitura individual e trabalho em grupo.
No exterior tem um fantástico espaço verde, onde se organizam actividades, como a “Biblioteca de Jardim”, “Ateliês de reutilização”, entre outras. A seguir à Biblioteca Municipal é o 1º maior Pólo de Leitura, o espólio bibliográfico é constituído por vários temas, abrangendo as áreas do conhecimento humano, existindo livros, álbuns ilustrados, contos, jornais e cassetes de vídeos e CD’s.
Assumindo-se, como veículo receptor e orientador dos Pólos de Leitura integrados nos vários Centros Culturais do Concelho, a Biblioteca Municipal é responsável por uma vasta amálgama de actividades de extensão cultural, promoção de exposições, colóquios, conferências, sessões de leitura e outras actividades de animação cultural:
· Apresentação/Lançamentos de Livros;
· Ateliês didácticos de reciclagem e reutilização;
· Bibliotecas de Jardim, durante uma semana do mês de Julho, os jardins da Biblioteca Municipal e da Vila Beatriz acolhem diferentes actividades, para as crianças, jovens e idosos.
· Ciclo de Conferências sobre o Concelho de Valongo;
· Comemorações dias especiais: Dia Internacional da Mulher; Dia Mundial da Poesia; Dia Internacional do Livro Infantil; Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor; e Aniversário da Biblioteca Municipal.
· Fantas-Sábados, a divulgação dos espaços das bibliotecas do concelho, junto dos mais pequeninos. A brincar, incutem-se conceitos sérios e ajuda-se a crescer com a noção de alguns equipamentos que mais poderão influenciar essa caminhada.
Há sábados com magia, ventriloquismo, teatro, acções de sensibilização, música, palhaços…
· Feira do Livro do Concelho, este ano a XVI edição. Mais uma vez mais o Parque Urbano de Ermesinde, acolhe esta iniciativa que aposta, por excelência, na promoção do livro e da leitura. São 40 standes em representação das principais editoras. Saldos, novidades literárias, alfarrebistas, e todos os dias com animação à tarde e à noite. Presença de escritores convidados, lançamento/apresentação de obras, grandes concertos.
· Feira do Livro Natal, realiza-se no Inverno na Biblioteca Municipal de Valongo.
· Horas do Conto, com um desafio às escolas, dramatizam-se histórias tradicionais ou não. As crianças libertam-se, encarnam os papéis preferidos, desenvolvem as suas capacidades de dicção e auto-disciplina, aumentam o sentido de responsabilidade e deleitam as centenas de outras crianças que ao longo do ano as aplaudem nos vários espaços culturais do concelho.
Montras alusivas a outros dias comemorativos;
“Os escritores visitam a Biblioteca”, actividade emblemática que aposta na vinda ao concelho de importantes nomes ligados à literatura nacional e de expressão oficial portuguesa.
Nomes como, Vítor Pinto Basto, Sandra Guimarães, Luísa Ducla Soares, Rodrigo Guedes de Carvalho, Conceição Rocha Baptista, Leopoldino Serrão, Renata Gil, Rosa Lobato Faria, José Hermano Saraiva, Miguel Sousa Tavares, Mário Cláudio, Rita Ferro, Ana Zanatti, José Luís Peixoto, José Viale Moutinho, Marcelo Rebelo de Sousa, Mia Couto, Manuel António Pina, Alice Vieira, Júlio Magalhães, Daniel Sampaio, Luandino Vieira, António Lobo Antunes, Francisco Moita Flores, Helder Pacheco, Pacheco Pereira e José Eduardo Agualusa, a Biblioteca de Valongo tem acolhido e difundido saberes e vivências em ordem a um conhecimento mais profundo e promissor.