É uma proposta pedagógica "recente", que torna possível o desencadera de um verdadeiro crescimento pessoal e profissional. Consiste fundamentalmente numa actividade a desenvover em equipa, durante a qual se procura tratar de um problema (com raizes na envolvente social).
Objectivos: Contribuir para a maturação pessoal; Desenvolver o trabalho em equipa; Estimular a Cooperação entre os elementos da comunidade; Identificar e Possibilitar a compreensão dos problemas; Possibilitar o crescimento/desenvolvimento a todos os niveís; Promover todos e cada um; Perceber o investigador como pessoa reflexiva; Permitir o desenvolvimento equilibrado da pessoa humana; Priviligiar as dinâmicas de grupo.
A profissaõ de animador, como começa a perfilar-se, situa-se entre a do educador e a do agente social puro. Por isso, em muitos casos a sua formação transformou-se numa especialização da educação social ou da pedagogia social.
"O animador é um educador, porque tenta estimular a acção, o que supõe uma educação na mudança de atitudes."
Trilla (2004
Qualquer das múltiplas modalidades de animador que conhecemos pressupõe uma acção educativa, que se exerce, com grupos ou colectivos mais amplos.
O perfil do animador ideal, na metodologia do projecto, define-se pela dimensão cognitiva, o traço mais valorizado é o espirito reflexivo; na dimensão afectiva, o equlibrio emocional; na dimensão social e de relacionamento, a empatia e a capacidade para motivar e, na dimensão moral, a honestidade. Assim como pelos valores de participação, liberdade, relações humanas, igualdade, comunicação, solidadriedade, etc.
As funções do animador, segundo Antonio del Valle (1972), são as seguintes:
- Realização de estudos de situação, de actividades ou de projectos de transformação;
- Promover e orientar grupos de acção e de reflexão;
- Suscitar e propor iniciativas que possam transformar a situação social e cultural;
- Programação de actividades e elaboração de planos globais;
- Assegurar um relacionamento dinâmico entre a s pessoas e os grupos e as actuações comunitárias;
- (...)
O animador sociocultural, é uma pessoa do grupo e identifica-se com o projecto do grupo, acompanha-o com serenidade nas dificuldades e nos êxitos.
O projecto do animador ao seu grupo, tem como resultado o nascer de um Mundo Novo, com mais vida, com mais calor, com mais Humanidade. A sua colaboração é tão significante que deixa marcas nas pessoas em que confiou, que acolheu, que estimulou e que acompanhou.
A história de "O cepo de Oliveira", exprime o tipo de trabalho que um animador deve realizar, que é servir com grande dose de gratuidade aqueles com quem caminha, ao ponto de dar e, mais ainda, dar-se.
«Nasci para servir os outros, fiz o melhor que soube e pude no desempenho da missão que me coube. E, por isso, morro tranquilo e feliz. No punhado de cinza a que me reduzo fica a legria de me ter dado completamente aos outros, até ao fim. Eles podem nem reparar nisto, mas basta que eu o saiba.»
"O cepo de Oliveira"
Segundo Garcia (1987), deve ser designado como Animador, "Aquela pessoa que pela sua acção cria as condições mais favoráveis para conseguir a realização humana. O papel do animador deve ser encaminhado para conseguir que os menbros do grupo conheçam, se sintam e se esforcem para chegarem a serem pessoas comunitárias".