http://www.cm-valongo.pt/tag/feira-do-livro/
Neste contexto de uma plena consciencialização para a leitura, tivemos o prazer de apresentar o “1.º Encontro de jovens autores do concelho”, actividade inserida no Projecto "Letras em movimento", da estagiária de Animação sociocultural. No âmbito do Protocolo de Estágio Instituto Piaget/Biblioteca Municipal.
O projecto: "Letras em movimento", visa a promoção do livro e da leitura, aproximar os livros das pessoas, e facilitar-lhes oportunidades de leitura. O Animador sociocultural, como mediador, deverá difundir o prazer da leitura, orientar o uso do livro, criar um ambiente favorável à formação do hábito de leitura e estimular a apreciação literária.
“O livro e a leitura permanecem como instrumentos privilegiados de acesso e democratização da cultura” (Ministério da Educação e Cultura, Decreto-Lei nº111/87 de 11 de Março)

Neste encontro participaram as autoras: Diana Miriam Dias, Joana Silva, Marta Baptista, Patrícia Lino e Rita Coelho, jovens das várias freguesias deste concelho, que partilharam connosco a sua vocação e incentivaram as crianças, jovens e adultos presentes, para a edição dos muitos sonhos, alegrias, tristezas e angústias, que na maioria das vezes não saem da gaveta.
A limar-lhes as arestas da irreverência, na qualidade de moderadora deste encontro, Eugénia Martins, também ela autora do concelho, que nos enriqueceu com a sua experiência de vida!
Só um verdadeiro leitor é capaz de transmitir a paixão pela leitura: “ler e animar a ler implica paixão, e implica obviamente ler, se não lemos dificilmente poderemos animar a ler, se não nos apaixona a leitura, dificilmente conseguimos apaixonar aos outros, só o que sente paixão, apaixona.” (in interea)
Diana Miriam Dias, nasceu a 24 de Maio de 1986. É natural de Sobrado, Valongo.
Começa a escrever aos 15 anos, com o intuito de desabafar para o papel. Assim, nasce o seu primeiro poema intitulado “Sonho”.
Em Outubro de 2007, inscreve-se no site de poesia “Luso Poemas” e em 2008 no “World Art Friends”.
Em Outubro de 2008 edita o livro “Sentimentos em Palavras”, uma vez que todos os seus poemas eram meros sentimentos descritos em palavras.
Termina em 2010, o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, no Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte.
Joana da Silva, nasceu em Julho de 1990. É natural de Campo, Valongo.
Desde cedo demonstrou gosto pela escrita.
Em 2002 vence o Concurso Nacional de Poesia Agostinho Gomes, com o poema ‘O tambores da Paz’ e posteriormente vence concursos literários promovidos pela Escola EB 2/3 Padre Américo, Campo e pela Escola Secundária de Valongo. Esteve também presente em alguns Recitais de Poesia, com alguns poemas seus e do pai, João de Deus Silva.
Actualmente frequenta o segundo ano da licenciatura em Ciências do Mar, na Universidade de Aveiro e escreve um blog, o ‘Blog da Juni’, como hobbie e como centro de reciclagem mental. É este último, o principal motivo porque escreve: transforma em palavras vivências e ideias, prontas para serem lidas por quem assim o deseja.
Marta Baptista, nasceu em Outubro de 1979 no Porto. Vive desde 2007 em Ermesinde.
Frequentou o curso de Psicologia durante três anos, mas opta por ingressar no mundo do trabalho, mais propriamente no universo dos relógios, onde actualmente permanece.
Apenas no ano de 2008, decide começar a mostrar um pouco do que já havia escrito até então, já que o gosto pela escrita e pela leitura se fizeram notar desde muito cedo.
O seu pseudónimo literário é Vitória.
Patrícia Lino, nasceu a 26 de Junho de 1990. Natural de Valongo. Frequenta actualmente o 2º ano da Licenciatura em Línguas, Literatura e Culturas, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Em 2007, é organizadora e membro integrante da sessão de poesia Jovens leitores lêem jovem poetas na Escola Secundária Artística de Soares dos Reis, e da sessão de leitura Alatriste nas cidades de Aveiro e Porto.
Em 2008, membro integrante da sessão de poesia em homenagem ao escritor e poeta António Rebordão Navarro, e organizadora de várias sessões de poesia interventiva em memória do 25 de Abril e José Afonso. Primeiro prémio no concurso de crónica organizado pelas Escolas do distrito do Porto. Em 2009, apresentação do projecto Clarice, da sua autoria, no Porto Canal, e conferência na Casa Fernando Passoa (Conferência integrada no colóquio Clarice Lispector, organizado pela embaixada brasileira). Em 2010, participação na Revista de Arte TRAMA, com a publicação do Poema “de como não desposei Inês”. Participação na Semana da Leitura da Escola Secundária Gonçalves Zarco (Matosinhos), com apresentação sobre Clarice Lispector e a sua narrativa breve. Um dos membros integrantes do Projecto francês Leitura Furiosa, coordenado, no Porto, pela escritora Regina Guimarães. Leitura encenada na Associação Qualificar para Incluir.
Rita Coelho, nasceu a 30 de Julho de 1991 na emblemática cidade do Porto, que viria a ser uma das suas fontes de inspiração.
Actualmente a viver em Valongo, reparte a sua vida entre o trabalho, o desporto e a poesia.
A paixão pela poesia surgiu de uma forma inexplicável no ano de 2006, sendo os seus primeiros poemas uma forma de libertar sentimentos presentes na sua alma.
Patrícia Lino, Miriam Dias, Rita Coelho, Eugénia Martins (moderadora), Marta Baptista, e Joana Silva
Parque Urbano Dr. Fernando Melo, Ermesinde
